O poder do bom design

Não sou designer. Não entendo de padrões de aplicativo. Sou literalmente uma porta para essas coisas. Não sei pensá-los, sei usá-los. Sei ter experiências de usuário.

Gosto de testar aplicativos. Analisar interfaces. Elogiar facilidades e criticar dificuldades.

Estou entrando nessa vida mobile agora (De Desenvolvimento, pois sou muito prematuro em questão de uso móvel, desde os 10 ou 11 anos de idade, indo de Java a Android, passando por Symbian) e cada dia mais percebo a importância de um bom design, ainda mais no universo Startup.

Falando de mobile, com a diversidade de Sistemas operacionais atuais – Windows Phone, Android e IOS – é importante sabermos as características de cada um dos mesmos para que possamos atender as três demandas.

Um bom exemplo disso é o do Foursquare.

Sabendo das diferenças entre os três sistemas, a empresa criou três layouts diferentes, um para cada sistema.

Para Windows Phone, que é um sistema mais fluído e minimalista, o Foursquare seguiu a mesma linha do sistema e criou um app fluído e minimalista. Fantástico.

Já o IOS, um sistema mais focado em jovens e pessoas que se importam com aparência e qualidade do produto, além de uma experiência de uso excelente, a empresa criou um app bonito e muito funcional. Elegante.

Para Android o foco é um produto que rode em qualquer aparelho de maneira igual e estável, pois a diversidade de aparelhos do sistema é enorme, partindo desde aparelhos fantásticos até aparelhos fracos em questão de poder de fogo. O Foursquare não decepcionou e criou um aplicativo super  rápido e leve. Fenomenal

Esse tipo de planejamento me leva a pensar que toda startup deve ter um “plano de design”, pois o modo  de conseguir usuários ou clientes depende diretamente da imagem passada pela empresa. Como o principal modo de angariá-los é através da web, ter um sistema funcional, simples e bonito é o principal meio de chamar a tenção de todos.

Tudo bem que isso pode entrar em conflito com a ideia de lançamento rápido, mas é possível sim aliar beleza, leveza e agilidade de criação. Hoje há diversas maneiras de se conseguir um bom design pagando pouco ou simplesmente através do lindo do Bootstrapping.

Além disso é muito importante analisar o terreno que iremos pisar e moldar a situação de acordo com o mesmo, pois se não temos condição de criar algo perfeitamente lindo, crie dentro de sua realidade. Mais vale algo pronto na mão que um layout voando, mas na primeira oportunidade melhore. Mas comece pelo design. No universo Startup, se conquista pelo poder do uso fácil e da beleza do todo.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O poder do bom design

  1. Rafael disse:

    Você não ė designer*. Gostei do post e das ideias, parabéns! O twitter bootstrap ė muito bom mesmo.

    • Pedro Lula disse:

      Obrigado pelo comentário Rafael, a correção já foi feita. Que bom que gostou das ideias. Vamos tentar atualizar o blog com mais frequência. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: