Modelo de Negócios x Plano de Negócios

Uma velha discussão, duas diferentes soluções. Modelo de negócios, uma solução rápida para o levantamento inicial de valores tetos e avaliação do produto. Plano de negócios, algo mais abrangente, com análises mais detalhadas, mas bem mais burocrático e demorado. Ambos são importantes. Ambos tem seus valores. Cada um em determinado ponto do negócio.

O modelo de negócios é mais importante num primeiro momento para se ter uma noção muito boa do negócio. Nele você pode identificar fraquezas, dificuldades, como monetizar sua ferramenta, parceiros, entre outras coisas. Tudo isso de maneira rápida, fácil e visual. A ferramenta mais utilizada para representá-lo é uma tela criada justamente para isso. Essa tela pode ser encontrada em Business Model Generation e existem diversas ferramentas para isso. Falarei exclusivamente dele num outro post.

Já o plano de negócios é um documento mais formal, geralmente criado em alguns meses mas que é muito pedido por investidores, num momento mais avançado de negociação. Além disso nele tem-se um planejamento da empresa em diversas áreas, um estudo do seu mercado, do seu consumidor, dos aspectos que podem levar sua empresa a se dar mal. Geralmente usa-se o modelo de negócios como base e no plano o detalhamento é bem maior. Consegue ter a real noção do alcance da sua empresa.

Os dois são legais de se ter, o primeiro para um alcance mais geral, o segundo para um planejamento mais à longo prazo. Ambos são importantes e cada um em seu tempo. Os dois te trazem uma visão legal do negócio e podem mostrar pensamentos não observados anteriormente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: